Dra. Fernanda Bono Fukushima

Dra. Fernanda Bono Fukushima

Compartilhar

Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Dra. Fernanda Bono Fukushima, Saúde/Beleza, Sorocaba.

Photos from Dra. Fernanda Bono Fukushima's post 26/12/2022

Último post do ano, complementando a nossa conversa da véspera de Natal.

Recomendo muito o trabalho do , lindo de viver, e desejo a vocês um 2023 de muita paz, saúde e conexão!

Vou fazer uma pequena pausa aqui, volto logo!!

Photos from Dra. Fernanda Bono Fukushima's post 24/12/2022

Um Natal abençoado a todes!

22/12/2022

Muita gente nova chegou aqui nos últimos meses, realmente não tive muito tempo para me reapresentar. Então, tendo em vista que hoje é uma data especial, bora lá falar um pouquinho de mim, né?!

Para quem está chegando agora, prazer, meu nome é Fernanda, mãe, médica, professora universitária, pesquisadora, esposa, filha, irmã, amiga, … (não necessariamente nesse ordem). Criei esse Instagram já faz algum tempo com o objetivo de trazer um pouco mais de luz e leveza sobre o tema . Acredito acima de tudo
01. Que o sofrimento é insuportável quando sentimos que estamos sozinhos

02. O entendimento sobre a complexidade da experiência dolorosa é libertador não somente para quem sofre com a dor crônica, como para todos os profissionais de saúde que trabalham para alivia-la.

Seguimos junt@s!

Photos from Dra. Fernanda Bono Fukushima's post 21/12/2022

Um dos pilares do tratamento da dor crônica é a alimentação. O alimento é o substrato que fornecerá não somente energia mas todos os nutrientes necessários para a regeneração e manutenção do nosso corpo.
Já comentei aqui sobre os prejuízos de uma dieta inflamatória, rica em açúcares e ultraprocessados. Pesquisas apontam hoje benefício de algumas intervenções dietéticas específicas. Hoje trago um estudo sobre a dieta cetogênica.

Mais do que dietas mágicas, nunca se esqueça de priorizar alimentos in natura e SEMPRE consulte um nutricionista ANTES de iniciar qualquer dieta específica.
O excesso de peso está entre os fatores de risco para a dor crônica mas vale lembrar que, muito mais que o peso na balança, a ausência de movimento é o GRANDE fator de risco.
Manter uma alimentação saudável, cuidar do sono, movimentar-se regularmente e cuidar das nossas relações são os pilares de uma vida repleta de saúde.

Como é que você vê tudo isso? Me conta aqui nos comentários!

Photos from Dra. Fernanda Bono Fukushima's post 20/12/2022

Conviver com a dor crônica é desafiador e são inúmeras as dificuldades. Encontrar um profissional capacitado, receber um diagnóstico, customizar os tratamentos às suas necessidades…

Existem algumas barreiras, entretanto, que vem de comportamentos ou crenças que temos e, de fato, não ajudam na recuperação.
Trago hoje 6 barreiras internas comuns, extremamente frequentes em quem sofre com doenças crônicas .
Ter consciência delas é o primeiro passo para descontrui-las.
Me conta se faz sentido para você! Qual a sua maior dificuldade?

19/12/2022

Não acredito no médico como herói. Sim, temos nossos momentos em que podemos fazer a diferença e “salvar” uma vida. Mas entendo que dentro da medicina o verdadeiro herói/heroína é aquele que sofre, o paciente. O médico é aquela pessoas que está ali do lado e sabe que pode dar certo, e orienta os caminhos a serem percorridos sem tirar o protagonismo do verdadeiro herói dessa história.

Que, como profissionais de saúde, saibamos iluminar caminhos e que tenhamos sempre muito respeito com as histórias que a vida nos presenteia.

Uma semana iluminada para vocês.

16/12/2022

E retomando o ritmo pré concurso hoje trago uma indicação de podcast!

É a gravação de um TED TALK com o coreógrafo Rayan Heffington entitulado “How dance can unleash your inner joy”ou em português: “como a dança pode libertar sua alegria interior” (tradução livre da pessoa aqui). Nessa fala ele traz um pouco sobre a própria experiência como coreógrafo (ele é o responsável pela coreografia do clip da Sia “Chandelier”) e também de um trabalho maravilhoso que conduzido durante a quarentena da COVID 19. Vale super a pena assistir e se inspirar com a experiência do Ryan!

Em essência, esse podcast se relaciona fortemente com a minha tese (prometo trazer dados em breve)!
Fala sobre a alegria do movimento e como não precisa ser uma Ana Botafogo ou um Barishnikov, apenas se divertir no processo! Quanto mais divertido melhor.

Agora a parte da ciência…

Sim, estudos apontam que a dança é uma excelente atividade física e está relacionada a melhora funcional de doentes crônicos e melhores escores de qualidade de vida.

Bora arriscar? Empurre o sofá para o lado, coloque a sua música favorita, e deixe a música permear seu corpo! O movimento pode ser aquele que você consegue! Só o pé, só a mão, balançando levemente a cabeça… mas divirta-se.

E se você arriscou tentar e gostou, me conta aqui nos comentários, vou adorar saber!!

Bom final de semana!!!

15/12/2022

“…people must first of all learn to look at nature, and only then may they see and understand what we are trying to do.”
Claude Monet

de um dia pra lá de especial em que fomos visitar no em homenagem à aniversariante de hoje. O pequeno ser que chegou e virou minha vida de cabeça pra baixo e me fez ingressar na maior e melhor aventura da minha vida. Te amo, filha. Que a vida possa ser sempre gentil e generosa com você. E que esse novo ciclo solar alimente ainda mais a sua luz!

Photos from Dra. Fernanda Bono Fukushima's post 14/12/2022

Pensei e repensei já algumas vezes essa postagem e hoje criei coragem para colocar ela aqui…
A dúvida vem, principalmente pelo fato dela estar direcionada a dois públicos bem distintos que seguem esse perfil: profissionais de saúde e pacientes. Temo que esse assunto desagrade ambos os polos, mas ainda sim arrisco…
Entendo que a forma como o profissional de saúde lida com a dor do seu paciente muitas vezes alimenta comportamentos e crenças que serão mantenedores da dor. Hoje, mais do que nunca, entende-se que a saúde vai muito além do físico e que instrumentalizar o paciente para lidar com os desafios de uma doença crônica aumenta a efetividade das terapias e a qualidade de vida. Olhar para cada ser humano como único, dono de uma Verdade singular e entender a complexidade de todas as camadas que compõem a experiência dolorosa é condição estrutural para uma atuação verdadeiramente terapêutica.
Resgatar o Sagrado adormecido em cada um: a capacidade infinita de reparação tecidual do corpo humano, dissipa o medo e aumenta a auto-eficácia. Isso não tira o “poder” de nenhum procedimento ou intervenção, apenas ajuda a customizar essas ações às reais necessidades do paciente.

Me conta se isso faz sentido para você!

12/12/2022

Retomando as postagens, animadíssima aqui!

07/12/2022

⚠️ALERTA DE TEXTÃO⚠️

Depois de uma pausa longa venho para celebrar e agradecer.
Foram três dias de prova que celebram uma fase importante da minha carreira na universidade e que, certamente, marcam o início de uma nova fase. Teve prova oral (aula) de cuidados paliativos, teve prova escrita sobre dor aguda, e a defesa de tese sobre fibromialgia. Definitivamente, olhando agora, fora do estresse do momento, um resumo daquilo que faz meu coração bater mais forte e desejar continuar fazendo parte da universidade pública brasileira. Celebrar a conquista desse título de livre docente é celebrar ser Unesp e trabalhar na formação dos recursos humanos que tocarão a vida de tantas pessoas. E que orgulho fazer parte dessa universidade!
E eu preciso muito agradecer (uma Necessidade com “N” maiúsculo). Nesse processo todo do concurso revisitei toda a minha biografia, das primeiras lembranças até os dias atuais. Revivi muitos momentos internamente, e de repente tudo fez muito sentido.
Então, gostaria de agradecer a todos que de alguma maneira fizeram parte da minha biografia, sou fruto de todas as experiências que tive, e essa bagagem que carrego é preciosíssima.
Acredito que existe um risco imenso em ser injusta ao começar a elencar pessoas aqui (é muito certo que vou esquecer alguém) mas gostaria de destacar um agradecimento especial à minha família (de sangue e de ❤️, porque família a gente também escolhe) e aos querid@s amig@s que foram ombro, colo e apoio nessa trajetória toda.
Também preciso agradecer a compreensão de todos nesse processo, especialmente pacientes e alunos [com as mensagens que demoraram mais de uma semana para serem respondidas 🤦🏻‍♀️, também com as mensagens que ainda não foram respondidas (talvez seja melhor reenviar, tá?! A situação aqui está complexa!), consultas remarcadas e o sumiço geral ].
Agradeço ainda a todos que vibraram por mim durante a preparação para o concurso, todas as mensagens de felicitação pelo título (como faço aniversário perto do natal, posso dizer que nunca recebi na vida tantas mensagens de felicitação).

Uma nova fase começa. Tem projeto novo saindo logo!(cont nos comentários)

Quer que seu negócio seja a primeira Salão De Beleza em Sorocaba?
Clique aqui para requerer seu anúncio patrocinado.

Categoria

Endereço

Sorocaba, SP