barbeariaportugal
Página de apoio e divulgação de barbeiros e barbearias de Portugal. #PORTODOS
31/08/2020
Boa noite a todos pessoal !!
Estamos de volta para mais
Uma partilha incrível e cheia de experiência !
Mais uma vez apelo a que se juntem à iniciativa , de barbeiros para barbeiros a partilha entre todos é essencial para a união desta Paixão comum !
💈🇵🇹🙌
Apresentação :
Nome: Inácio Luis Eiras
Data: 15/04/1982
Local nascimento: Guimarães
Local trabalho: Guimarães e Braga
Tempo profissão: 20anos
💈Porquê a paixão pela barbearia ?
A paixão pela barbearia começa ainda criança. O meu pai é barbeiro e desde cedo comecei a respirar o ambiente de barbearia e a fazer pequenos apontamentos do dia a dia do salão.
💈 Fala-nos da tua história neste meio
Aos 18anos, depois de concluído os estudos e na fase de escolher o que fazer profissionalmente, rumei para uma escola de cabeleireiros no porto, a dourocabe, uma das melhor escolas do pais na altura. Tirar a carteira profissional de cabeleireiro era o meu desafio. Ai conheci duas pessoas que me fizeram ganhar a paixão pela profissão: o formador paulo pires e o formador antonio Teixeira.
Após finalizado o percurso de formação profissional, comecei a trabalhar no salao do meu pai, a barbearia “Eirinhas”.
Depois de três anos onde adquiri a experiência inicial e ainda sendo um "aprendiz” procurei formação exterior para evoluir.
Tirei imensas formações de corte, corte avançado e técnicas novas com alguns dos melhores formadores e profissionais portugueses e marcas e academias internacionais.
Em 2004 iniciei o projeto Eiras Cabeleireiros.
Neste momento é uma marca que tem 3 salões e 8 profissionais.
2007 é um ponto importante na vida profissional, a entrada na Associação Portuguesa de Cabeleireiros e estética de Braga, depois de ja ter frequentado alguns cursos e formações.
Fui convidado pelo então presidente Sr Luis Pimenta e Lurdes Sousa, a quem devo muito.
Depois de ter passado por diversos cargos como orgão diretivo, neste momento sou Presidente da Assembleia Geral.
Sou também diretor artistico da equipa tecnica.
Sou também formador de cabeleireiro na escola da associação á 11 anos.
Desempenho também a função de edicador/ advider da Alfaparf Milano, marca italiana de produtos cabeleireiro numero 1 no mundo.
Sou membro também da equipa técnica do centro artistico e cultural dos cabeleireiros de portugal (caccp)
Sou também júri de exames de cabeleireiro e júri no campeonato nacional do penteado de cabeleireiros.
Entre vários prémios em concursos e shows de destacar o 1.º ligar no euroskills em 2000, vice-campeão nacional em 2015 e finalista do challenge barbershop em 2015.
💈 O que te dá mais prazer na profissão ?
- o maior prazer que esta profissão pode dar é o sorriso de uma criança no final de um corte por ela desejado e o facto de poder elevar a auto estima e o amor próprio de um cliente. É um desafio diário conseguir maximizar o ego e beleza de um cliente.
💈Fala-nos um pouco dos teus espaços /local de trabalho .
Oe espaços que tenho foram criados a pensar no cliente alvo: um misto de barbearia antiga, não seguindo tanto os padrões de moda atuais, um local de conforto, com apontamentos pessoais. Onde o cliente nao ache que seja mais um salão, mas que seja aquele salão.
O trabalho que efetuamos é a nossa arma e o nosso ponto forte. Todos os clientes merecem o nosso melhor, o nosso máximo e maior profissionalismo.
27/07/2020
🇵🇹
Boa noite a todos pessoal 🙌🏼
Como prometido temos novidades! F**a a partilha do pioneiro deste projeto com toda a entrega e inspiração criada à volta de todos 🙌🏼
Tenham uma boa semana e um ótimo serão 💈🇵🇹
Nome: João Alves
Data de nascimento: 13/08/96
Local de trabalho: Alcântara, Barbeariaportugalporjoaoalves
Tempo de profissão: 2 anos
💈Porquê a paixão pela barbearia?
Vem tudo de trás, já a minha mãe tem uma loja de estética que contempla também com um zona de cabeleireiro, os espelhos sempre estiveram presentes. A paixão foi surgindo com uma intensidade muito moderada ao longo do curso mas, assim que tive oportunidade de trabalhar na a paixão surgiu por completo.
💈A tua história neste meio?
A minha história neste meio foi meio confusa mas cheia de intensidade. Começando pelo curso onde no último mês me desloquei sobre moletas, 760 em direção ao cais, linha verde até aos anjos, 200 metros "a pé" e com a mala dos materiais.
Fui burlado numa loja que todos conheceram chamada Carlos Santos e as máquinas avariaram todas. Eu com uma rotura para recuperar e uma profissão para iniciar, tudo dava errado... mas, ao longo do tempo fui me conhecendo e jogo sempre contra a probabilidade , se está a ficar difícil está a ficar mais interessante! Veio mais dedicação e vontade, todos os dias pensava no quanto gostava de começar a trabalhar na área!
Foi então que surge o cheio de trabalho a perguntar-me se eu tinha o curso, o que ele não fazia ideia é que existia um louco com vontade de agarrar uma oportunidade que vinha a ser um trampolim para mim nesta profissão!
Foi crescendo o amor e agora partilho com todos vós! Esta entrevista já tinha começado a ser escrita no dia 24/03/2020, foi tão boa a introdução que decidi partilhar com todos, com o objetivo de podermos sentir a força de todos! A união e partilha nunca são de mais e traz sempre conforto numa fase tão difícil como a que passávamos.
Mantenho este projeto para que, com tudo o que vemos nas entrevistas, se torne uma inspiração para o desenvolvimento de cada dia e com isso existe a evolução da nossa área , algo natural surge depois de dedicação e trabalho.
💈O que te dá mais prazer nesta profissão?
Hoje vivo apaixonado por esta profissão principalmente por ao longo do tempo ver que está àrea é tão rica , sinto que é possível aprender todos os dias e isso torna-se o que te dá mais prazer.
💈Fala me do teu local de Trabalho:
O meu local de trabalho é a barbeariaportugalpor , algo muito fresco visto que me surgiu numa oportunidade à cerca de 30 dias e já trabalho à 11. Foi tudo muito intenso, trabalhava num sítio top com um ambiente indiscritivel e não estava mal de todo, por isso ter se tornado mais dificil... mas as oportunidades surgem quando menos esperamos e cabe-nos a nós ter a capacidade de as aproveitar. Hoje falo do meu local de trabalho com um carinho inicial que torna tudo ainda mais intenso. Resumindo para muito breve é um espaço leve com um design moderno mas muito simples. Onde a importância da tranquilidade se une com uma paixão imensa por esta área e que torna cada momento único .
PS: o espaço estará em constate remodelação e a evolução vai ser acompanhada com o projeto onde terá uma zona deste projeto que a seu tempo será revelada. Estejam atentos, vamos dinamizar algo que apaixona todos nós!
💈Como surgiu este projeto?
O porquê deste projeto é simples e tem sido descrito ao longo destas semanas.
É um meio de comunicação entre barbeiros que surgiu numa altura onde todos procurávamos conforto e uma distração que nos desse força para ultrapassar uma fase nunca antes vivida e como podemos ver, infelizmente, estamos longe de ultrapassar.
Eu escrevi parte desta entrevista numa manhã daquela quarentena obrigatória em que fiz uma retrospectiva do que me levava a seguir esta profissão e se esta insegurança passada pelo estado português fez me ponderar todo o trabalho que tinha tido nos passados 600 dias de trabalho. Foi então que comecei a escrever e senti me tão bem mas tão bem que não podia ficar com esta sensação só para mim, uma sensação enorme de partilhar, vontade de melhorar e fazer a diferença numa área que tanta riqueza apresenta. Dai surge o , por todos aqueles que se entreterão a ver as histórias de todos, como para aqueles que tanto orgulho sentiram ao longo de toda a partilha. É algo simples que pode fazer muita diferença nesta área que tanto nos dedicamos.
Façam a vossa visita 💈🇵🇹🙌🏼
Barbearia Portugal por João Alves
24/07/2020
🇵🇹
💈🇵🇹 ⚠️
💈 Boa a noite a todos!
Antes de mais agradecer aos entrevistados das semanas passadas, vocês são incríveis !
Obrigado pela disponibilidade vocês são incansáveis! 🙌🏼💈🇵🇹
Devido ao desenvolvimento profissional e sempre a pensar neste projeto houve uma paragem. Estas semanas têm sido vividas ao extremo para conseguir mobilizar todos os projetos inerentes.
Este projeto não vai parar, este projeto mãe que nos dá tanto gosto e orgulho para desenvolver esta área, .
Posso dizer que o novo projecto que estamos a construir é na base da continuidade da Barbearia de Portugal.
Relembro que esta página é totalmente sem fins lucrativos.
É um espaço de partilha e apoio entre barbeiros que visa a evolução desta área e estamos sempre dispostos a receber os vossos concelhos e experiências e fazemos questão de receber as vossas partilhas!
É essencial para o desenvolvimento de qualquer área e para a evolução a partilha, união.
Não é só um projeto de quarentena é um projeto para a barbearia iniciado na fase mais difícil que visa ter impacto na fase menos dificil.
Há 81 dias atrás estávamos todos numa situação mais difícil da que estamos hoje a nível profissional mas, neste momento continuamos a viver um problema mundial, um problema que mexe com a saúde de todos, falo tanto a nível psicológico (cansaço e ansiedade constante porporcionada pela existência de uma doença) como a nível físico (dificuldade a trabalhar de máscara, visieira etc...)
a nossa área precisa desta união. A página continuará com dinâmicas diferenciadas e aceitamos sempre sugestões.
Apelo a todos à partilha, juntos somos mais fortes 🇵🇹
Obrigada por acompanharem o projeto e colaborarem nesta evolução.
💈🙌🏼🇵🇹
07/07/2020
Boa noite a todos pessoal ! De volta com mais uma partilha incrível !
Boa semana !!
Bom serão !!
💈🇵🇹
Apresentação
- Mauro Rodrigues
- 6/12/1993
- Sintra
- 6 anos
💈Porquê a paixão pela barbearia ?
A paixão pela Barbearia nasceu aos 17 anos a partir de uma brincadeira com um amigo de infância que apesar de nos termos afastado devido a assuntos pessoais é o meu barbeiro favorito e está paixão pela área tem alguma influência da parte dele. Mas também sinto que sentia sinais desde a muitos anos atrás, tive estilos de penteados, quando jogava PlayStation tinha muito o hábito de mudar o penteado aos jogadores quando eles mudavam na vida real e cada vez que ia ao meu barbeiro que é um excelente profissional e que me cortou o cabelo durante 15 anos acabava sempre por la ficar durante horas a ver, observar, depois ele esclarecia-me dúvidas, já não era um barbeiro para mim era mesmo um grande amigo, e ele também tem influência por essa minha paixão!
💈A tua história neste meio ?
A minha história foi uma fase inicial que correu mal, a começar pelo curso onde não aprendi nada daquilo que não sabia e não era de todo esse o meu objetivo. Prefiro não comentar sobre essa parte inicial que envolve alguns profissionais desta área, pois o que tenho a dizer em relação a isso é negativo, para não criar uma situação diferente e como já passou, prefiro passar à frente e começar por dizer que a minha história começou no Fardas Barbershop, com o barbeiro André Palma e a Claudia Leal que para mim serão sempre 2 irmãos pelo que fizeram por mim. Tive uma entrevista com o André, mostrei-lhe os poucos trabalhos que tinha, ele partilhou com a Claudia e ambos pediram-me que fosse fazer uma semana a experiência e aquela que eu tinha era muito pouca. A semana a experiência correu me bem porque ambos deixaram-me totalmente a vontade, apesar de que no último dia de experiência em que me iam dar a resposta eu estava completamente nervoso e ansioso.
O André conversou comigo e disse me que tinha gostado mas que quem iria dar o sim ou o não seria a Claudia. A Claudia chama-me a parte e diz que eu podia levar o resto das minhas coisas que iria começar a trabalhar com eles, fiquei muito feliz, até que 5 minutos depois recebo um telefonema da minha mãe a dizer que o meu pai tinha falecido num acidente de mota, foi uma dor na altura e só preocupei em ganhar mais força e ter sucesso na área porque o meu está a olhar por mim.
Fiquei no Fardas barbershop cerca de 1 ano e meio, em que após esse tempo o André e a Cláudio que eram namorados separaram-se, e a Claudia abriu a Barbearia Loyal em que na verdade eu não escolhi a Claudia por mim ficava com os dois (😂) só que na altura eu optei por quem me fez a proposta primeiro e foi a Claudia porque na verdade eu só queria trabalhar e crescer na carreira, acabei por ir trabalhar com a Claudia apartir do dia 14-08-2017, onde continuei o meu crescimento e hoje sou responsável pela Barbearia, é um sentimento de orgulho para mim e dedico este crescimento ao meu pai.
💈O que te dá mais prazer nesta profissão ?
O que me dá mais prazer neste é ver de embelezar toda a gente e principalmente sem qualquer tipo de comentário ver aquele sorriso sincero na cara dos clientes, dá-me uma enorme satisfação, obrigando-me a ser melhor a cada dia.
💈Fala me do teu local/espaço de trabalho :
O meu espaço e local de trabalho para mim é um local sagrado pela energia boa que transmite, tal como a segurança que dá. Os clientes que frequentam está casa merecem todos essa harmonia que existe na Barbearia Loyal, onde tenho também uma colega trabalhadora, humilde, espetacular e cheia de vontade de aprender que é a Margarida Gonçalves. Temos mais uma Barbearia Loyal também com as mesmas características e com um conceito que não existe em Portugal que inclui a venda de motas, apenas fazemos o que gostamos com o que gostamos.
O meu espaço e local de trabalho para mim é um local sagrado pela energia boa que transmite, tal como a segurança que dá. Os clientes que frequentam está casa merecem todos essa harmonia que existe na Barbearia Loyal, onde tenho também uma colega trabalhadora, humilde, espetacular e cheia de vontade de aprender que é a Margarida Gonçalves. Temos mais uma Barbearia Loyal também com as mesmas características e com um conceito que não existe em Portugal que inclui a venda de motas, apenas fazemos o que gostamos com o que gostamos.
💈O que tens a dizer sobre esta nova realidade ?
A realidade que estamos a viver neste momento como está aos olhos de todos é muito difícil tanto para barbeiros como para os clientes, tem sido uma adaptação difícil, mas acredito que tudo se irá resolver para breve estaremos todos bem.
Muito obrigado !!
Façam a vossa visita !!🇵🇹💈🙌
23/06/2020
🇵🇹barbeariaportugal
Boa noite a todos!
Bom serão!
💈🇵🇹🙌
Nome: Ângelo Miguel
Data de nascimento 10/06/1979
Local de nascimento: viseu
Local Local de trabalho: visual Barber shop /Moimenta da Beira
Tempo de profissão:24 anos
💈Porquê esta paixão pela barbearia? Como foi toda a tua história neste trajeto profissional?
👉A primeira vez que tive contacto com esta profissão foi através do meu pai que já era barbeiro e tinha o seu próprio negócio,comecei a trabalhar com ele aos 16 anos ,ao fim de dois anos fui trabalhar com o filho do sócio do meu pai para Tarouca para a barbearia loureiro onde aprendi muito penso que o barbeiro que sou hoje foi lá que me preparei.ao fim de 3 anos fui tirar o curso de praticante de cabeleireiro para Setúbal, depois de tirar o curso fui trabalhar para o salão Neves em Setúbal ,mais tarde trabalhei no salão Anabela sercas , depois quis voltar a minha terra natal Moimenta da Beira,e fiquei a trabalhar com o meu pai até 2005 ,aí passei a patrão,e como achava que a barbearia do meu pai estava um pouco desatualizada,comprei uma loja nova e montei uma barbearia nova,onde estou até aos dias de hoje com muito sucesso,neste percurso todo fiz muitas formações com excelentes barbeiros,onde fui tirando ideias e aprendizagem enriquecedora para dar aos meus clientes um corte de excelência ,tirei o curso de oficial de barbeiro em 2009 na escola profissional de Viseu,pós laboral.participei no challenge cacp em 2017 e 2018 onde fiz muitas amizades,e onde mostrei o meu trabalho.participei no campeonato nacional de barbearias em 2017 onde fiquei em 5 lugar.neste percurso todo onde me sinto mais feliz é ter uma carteira de clientes excelente,e sinto me realizado pessoalmente e profissionalmente.amo o que faço e isso é o mais importante.
💈Sobre tudo o que nos deparamos? Como te s encarado toda esta situação?
👉Acredito que o que enfrentamos hoje não é o COVID-19, é mais um problema entre tantos outros,onde o dinheiro sobrepõe a humanidade ,onde val tudo para chegar aos milhões.penso que enquanto não arranjarem a cura a nossa profissão vai passar por uma crise é a minha opinião.
Muito obrigado!!
Façam a vossa visita!!
09/06/2020
🇵🇹barbeariaportugal
Boa noite a todos pessoal!
Bom serão!!
💈🇵🇹🙌
Apresentação
Nome João Martins (Johnny)
Data de nascimento : 19-12-1987
Local de nascimento : Correlhã - Ponte de Lima
Local de trabalho : Johnny’s Barber Shop - Ponte de Lima
Tempo de profissão : 3 anos
💈Porque está paixao pela barbearia?
Não sendo um sonho de criança, esta paixão nasceu com a minha barba, no inicio só à procura de cuidar da minha e saber mais sobre esses cuidados, evoluindo mais tarde para a área profissional.
💈A tua história neste meio?
Esta paixão nasceu do nada quando deixei crescer a barba e me falaram em ser barbeiro. No início não dei muita importância, visto que nunca tinha cortado cabelo nem barba e não fazia ideia se gostava ou não. A ideia foi ganhando forma, comecei a procurar cursos e avancei com a ideia. Tirei o curso e comecei a idealizar como seria a barbearia. Como muita gente, no fim do curso, cortei a amigos e família em casa, sempre à procura de melhorar, enquanto tratava de dar forma à barbearia. Um bocadinho “a medo” em outubro de 2017 abri a barbearia. Procuro sempre fazer formações, importantíssimas para o nosso desenvolvimento, estar sempre atualizado e fazer de tudo para que os clientes saiam satisfeitos. Este ano decidi participar também no Challenge CACP, que se encontra adiado devido a esta situação que estamos a passar. Gosto de novas experiências e desafios que me levem a evoluir.
💈O que te dá mais prazer nesta profissão?
O que me dá mais prazer é ter clientes que já são amigos, ver que eles voltam, não só pelo serviço que é feito, mas também por nós.
💈Fala me do teu espaço ou do teu local de trabalho:
O meu espaço foi aberto em Outubro de 2017, poucos meses depois de tirar o curso. Atirei-me de cabeça e com esforço e dedicação correu bem. Considero um espaço onde as pessoas se sentem bem e à vontade. Desde a decoração à musica, tudo foi evoluindo desde que abri até aos dias de hoje. Há clientes que já deixaram a sua “marca”, desde um poster, um sticker, uma ideia, uma música para a nossa playlist, etc. Comecei por trabalhar sozinho, e há cerca de um ano tenho o meu irmão () a trabalhar comigo, que foi uma ajuda importante desde o início deste projeto.
💈E agora o real problema, a situação atual o que tens a dizer sobre esta nova realidade que vivemos, como te sentes nesta adaptação?
Sobre esse problema acho que em primeiro lugar temos que ser agentes de saúde pública, uma vez que algumas pessoas ainda desvalorizam um bocadinho o que se está a passar. Há coisas que acho que deviam ser diferentes, tal como o apoio para material de desinfeção, que na nossa área muita gente não tem acesso, visto que tem que se ter contabilidade organizada. Quanto à forma de trabalhar, utilizando todos os materiais de proteção e higienização, no início tinha sempre aquela sensação de faltar alguma coisa, agora, passado 1 mês, as coisas já estão quase que automatizadas. Temos procedimentos que antes não tínhamos e que agora fazem parte da rotina.
Muito obrigado pelo convite para participar neste projeto e força a todos os colegas de trabalho para ultrapassar esta fase difícil.
Muito Obrigado!!
Façam a vossa visita!!🙌🇵🇹💈
08/06/2020
🇵🇹barbeariaportugal
Boa noite a todos pessoal!
Boa semana a todos!!
Bom Serão!!
Nome - Carlos Jorge Gomes Araújo
Data de nascimento : 02/02/1980
Local de nascimento : Pico Vila Verde (distrito de Braga)
Local de trabalho : Braga
Tempo de profissão : 12 anos
💈Porquê está paixao pela barbearia?
Na verdade a grande responsabilidade de hoje ser totalmente fascinado pelo mundo dos cabelos é da minha esposa, ela que é cabeleireira há mais de 25 anos, durante uns tempos andou a insistir que eu fizesse o curso de cabeleireiro/barbeiro, com o intuito de trabalhar com ela no futuro.
💈A tua história neste meio?
Quando comecei (ainda em formação) tive dúvidas se de facto era mesmo isto que eu queria fazer... Não têm nada a ver com o que se passa agora, a profissão de cabeleireiro/barbeiro é uma profissão de charme quando eu comecei ser era algo ostracizado por várias razões, ser barbeiro era uma coisa de "velhos" e um homem ser cabeleireiro era muitas outras coisas (que talvez não seja melhor enunciar). E foi difícil ao ponto de ponderar desistir do curso.
Porém quando chegou a parte de corte, tudo mudou e comecei cada dia a ter mais necessidade de quer saber mais e mais. Fiz todas as formações que consegui na altura (dadas pelas marcas e não só), estava numa fase em que queria absorver tudo o que conseguia no que toca a técnicas e tendências.
As coisas foram evoluindo ao ponto de já atender gerações, isto é filhos de clientes, que começaram a sê-lo quando eu comecei, e hoje atendo a família toda...
É muito gratificante, fazer o que se gosta com e para pessoas que para além de ser clientes, muitos deles entram no estatuto de amigos....
💈O que te dá mais prazer nesta profissão?
Sem dúvida nenhuma são as verdadeiras amizades que tenho criado com pessoas que me eram totalmente desconhecidas, costumo dizer que a grande maioria dos meus clientes/amigos me dão muito mais do que o simples pagamento no final de cada serviço... E claro que ajudar a melhorar a auto estima e imagem dos nossos clientes.
💈Fala me do teu espaço ou do teu local de trabalho:
O Double M Cabeleireiros é um salão unissexo que trabalha em total harmonia a coabitação de homens e mulheres.
Nem sempre foi assim, era difícil colocar na cabeça de muitas pessoas que era possível haver um espaço para o atendimento de cuidados capilares em podessem ser atendidos homens e mulheres, felizmente com o passar do tempo o nosso conceito veio se tornar algo frequente.
É um salão com 13 anos com esta denominação (já existia com outra gerência), em que as fundadoras (a minha esposa e outra colega) compraram o trespasse ao anterior proprietário. Em 2013 eu e a minha esposa assumimos a totalidade do salão (tendo a sócia ficado com um outro espaço entretanto aberto).
Em 2018 fizemos uma grande remodelação e tornamos o Double M Cabeleireiros um espaço moderno e acolhedor, mais adequado aos nossos dias.
💈E agora o real problema, a situação atual o que tens a dizer sobre esta nova realidade que vivemos, como te sentes nesta adaptação?
Na verdade a adaptação tem corrido muito melhor do que se podia imaginar, não sei como as coisas vão avançar, porém até hoje temos conseguido fazer um serviço de qualidade e com todas as medidas e condições de higiene e segurança que nos são apresentadas.
O facto de desde sempre trabalhar com marcações talvez tenha ajudado...
Há porém gastos elevados que estão associados a todos os novos protocolos que estamos a seguir, e isso neste momento é algo que mais nos preocupa, não vamos alterar os nossos preços, uma vez que achamos que toda a sociedade está com restrições económicas e que não é momento para quem quer que seja se aproveitar do seu semelhante mas sim ser solidário e responsável com a saúde pública e situação
Tão difícil que toda a humanidade está a viver.
Acho que é uma boa oportunidade para que todos possam ser mais humanos, e trabalhar de forma leal e sem pensar simplesmente na "concorrência" mas sim pensar em fazer mais e melhor pelos outros que no final do dia é fazer melhor por nós próprios.
Muito Obrigado!! 💈🇵🇹🙌
Façam a vossa visita!
06/06/2020
barbeariaportugal
Boa noite pessoal!
Bom Serão!
💈🇵🇹🙌
Boa noite. Quero desde já agradecer ao barbeiro João Alves o convite de participar nesta iniciativa e de dar a conhecer um pouco da minha história nesta nossa grande arte. 💈
Nome Leandro Ribeiro
Data de nascimento : 02/09/1991
Local de nascimento : Natural de Lamego, mas a viver nos Açores desde sempre, mais propriamente na ilha do Faial.
Local de trabalho :
Tempo de profissão : 3 anos e meio.
💈Porque está paixao pela barbearia?
Desde novo, que me lembro de ficar deslumbrado sempre que ia a um salão para cortar o cabelo. F**ava ali a ver a habilidade que aquelas pessoas tinham com uma tesoura e um pente nas mãos. F**ava bastante atento a todos os movimentos que faziam. Aquilo para mim era estranho e espetacular ao mesmo tempo. Todo o ambiente envolvente fascinava-me. Verdadeiros artistas, que trabalhavam o cabelo de forma incrível.
💈A tua história neste meio?
Por nem sempre ser possível naquela altura ir a um salão ou barbearia para cortar o cabelo, muitas vezes era a minha mãe, em casa, que com uma máquina velha, que me dava grandes carecadas😅. Na altura não me importava muito, pois o objectivo era só reduzir o tamanho do cabelo. Com o passar dos anos e com a entrada para o 2°ciclo, eu já não queria mais aquele corte caseiro, muito bom da minha mãe. Foi então que eu mesmo me aventurei a cortar o meu próprio cabelo. Ora umas vezes cortava eu, ora outras ia a um cabeleireiro para cortar. Cada vez que ia absorvia tudo o que eles iam fazendo e depois tentava replicar no corte seguinte no meu primeiro cliente, eu mesmo. Com o passar do tempo fui conquistando a confiança do meu pai e do meu irmão, que já me pediam para lhes cortar o cabelo. Neste seguimento alguns amigos mais chegados, que ao saberem que era eu a cortar o meu próprio cabelo, deram-me um grande voto de confiança e meteram também os seus cabelos nas minhas mãos. Certamente não tinham grande amor ao cabelo, mas depositaram em mim a confiança para que eu lhes fizesse um corte. Nessa altura não via esta actividade de cortar cabelo como profissional nem sequer como negócio, mas sim um hobby, pois todos os cortes que fazia eram grátis para todos os que em mim depositavam a sua confiança e as suas cabeleiras.
Foi então, que em 2016 decidi sair da ilha do Faial, nos Açores e ir tentar uma experiência em Lisboa. Foi lá, na capital, que ao passar fora de uma escola, me deparei com um curso de barbeiro e pensei: "Porque não tornar o meu hobby numa coisa mais profissional?" Entrei na escola matrículei-me e iniciei o curso de formação de barbeiro. Foi aí que fui tomando cada vez mais conhecimento sobre tudo o que envolvia a barbearia e o ser barbeiro. A paixão foi cada vez maior. Após terminar o curso decidi voltar aos Açores, mas desta vez para outra ilha, a maior ilha do arquipélago, São Miguel.
Com todos os obstáculos de uma zona insular, as barbearias ,por cá, ainda não eram um fenómeno como se verificava em Lisboa. Das poucas que existiam, tomei conhecimento de uma na ilha Terceira, do Barbeiro João Rocha, e de uma cá em São Miguel, que tinha aberto há muitos pouco tempo e que só funcionava em part-time. Mesmo assim não desanimando, pois era isto que eu queria fazer o resto de vida, ser barbeiro, fui falar com a dona da barbearia e mostrei o meu interesse em trabalhar lá. Levei o meu primeiro NÃO, com o argumento de que a barbearia era muito recente e só a proprietária trabalhava lá em part-time. No entanto, não perdi a esperança. E algum tempo depois fui chamado para trabalhar nessa mesma barbearia, a Barbearia Jesus, onde trabalhei por 2 anos e onde comecei a conquistar clientes, os meus primeiros clientes pagantes. 😅😂
Depois desses dois anos, fui convidado pelo João Rocha a integrar um novo projecto que ele tinha na ilha de São Miguel. Uma vez que era um grande admirador do seu trabalho, foi para mim um prazer e um grande desafio na minha ainda curta carreira. Parecia surreal ter a oportunidade de trabalhar ao lado de um dos barbeiros mais reconhecidos em Portugal na barbearia. Decidi então aceitar esse desafio e integrar a equipa Thebarbershopbyjoaorocha.
O que te dá mais prazer nesta profissão?
Esta profissão possibilita-me ter um contacto directo com as pessoas, independentemente da sua classe social. O que me faz crescer todos os dias como pessoa, tomando conhecimento das várias realidades da sociedade, desde o estudante que se preocupa com o seu desempenho nos estudos, ao licenciado, médico, professores, advogado e até às forças de segurança como Polícia, GNR, Forças do exército que aproveitam aquele pequeno tempo do seu dia para desfrutar de uma experiência na barbearia, desabafando connosco um pouco do seu dia a dia. Fazendo assim com que a nossa profissão se eleve a um patamar superior, pois muitas vezes, para além de barbeiro, somos o seu confidente, psicológico e até amigo, a que contam histórias e problemas que nem até aos próprios familiares ou amigos falariam.
O facto de sermos responsáveis pelo visual das pessoas que nos procuram, dá-nos também um grande sentido de responsabilidade, pois temos o poder de mexer com a autoestima dos nossos clientes. A alegria e satisfação que sentem após um corte é quase mágico.
💈Fala me do teu espaço ou do teu local de trabalho:
Como já referi anteriormente, eu pretenço a equipa Thebarbershopbyjoaorocha, onde trabalho a cerca de 1 ano, e onde tenho aprendido imenso e evoluido nesta grande arte da barbearia. Para além de ser um grande desafio trabalhar ao lado de um dos melhores barbeiros Portugueses (na minha opinião, o João Rocha), é também um privilégio tê-lo como tutor. Pois sendo também formador, toda a nossa equipa tem a possibilidade de aprender com ele a cada dia de trabalho e também em formações que são uma constante e uma necessidade na nossa actividade. Tenho a sorte de pertencer a uma equipa fenomenal, em que a nossa ligação é espetacular, não só com os meus "manos" de barbearia onde passamos todos os dias juntos a trabalhar , mas também com os colegas que trabalham na outra barbearia da ilha Terceira, com quem partilhamos fotos e falamos todos os dias, fazendo assim com que o espírito de grupo seja cada vez mais forte. Um grupo a que eu carinhosamente gosto de apelidar como "Lá Família".
E agora o real problema, a situação atual o que tens a dizer sobre esta nova realidade que vivemos, como te sentes nesta adaptação?
Como todos sabem, vivemos tempos difíceis. Uma realidade que ninguém estava a espera mas que se debruçou sobre nós.
Tal como todos os sectores de actividade, fomos atingidos por esta pandemia, o que nos impossibilitou de fazer o que mais gostamos. Passamos muito tempo fora da barbearia sem trabalhar. Felizmente tudo se vai recompondo aos poucos e podemos voltar à actividade. O regresso foi marcado por novas regras e novos métodos de trabalho e abordagens. Agora temos ainda mais responsabilidades, pois além de sermos responsáveis pela aparência dos nossos clientes, somos também responsáveis pela sua segurança e saúde quando nos visitam. O nosso trabalho acarreta alguns riscos devido à proximidade que temos com as pessoas. Neste momento é ainda mais palpável a nossa força e o amor pelo que fazemos. Pois, nesta altura difícil, somos responsáveis por trazer de novo um certo bem estar e um novo alento ao nosso cliente.
Ao cumprirmos com todas as novas normas, não só estamos a precaver a nossa segurança, mas também a segurança de todos os clientes que nestes tempos difíceis procuram os nossos serviços não só para cuidar da imagem, mas também por sentirem a nossa falta como parte integrante das suas vida. Muitos clientes olham para nós não só como um barbeiro, mas como um amigo que vêem de mês a mês.
Um bem haja a todos 💈💈💈💈✂️✂️✂️✂️
Muito Obrigado!!
Façam a Vossa visita!
Clique aqui para solicitar o seu anúncio patrocinado.
Categoria
Entre em contato com o negócio
Website
Endereço
Alcântara
